Big Brother Brasil 11 – BBB 11
Divisão de casas
Os quatro grupos desta edição (Laranja, Verde, Azul e Vermelho) foram formados antes da estreia do programa, com cada participante escolhendo seus parceiros através da foto de seus olhos. Na primeira semana de programa, os grupos Laranja e Verde ocuparam a casa principal, e os grupos Azul e Vermelho ocuparam um acampamento provisório. Em 17 de Janeiro, os brothers do acampamento tiveram direito a uma área dentro da casa principal, e a casa principal passou a ser chamada Lado A (o lado com mais estalecas), e esta segunda área, o Lado B (ou xepa, o lado com menos estalecas). Desde então, em cada prova da comida, são separados os grupos para determinar de que lado os confinados irão conviver na semana, com dois grupos de cada lado. Durante a prova da comida da 6ª semana, foi abolida a divisão da casa entre Lados A e B pelos grupos de cores.
Paredão quádruplo
A décima primeira edição do programa teve a estreia de um “duplo paredão duplo”, chamado no programa de “paredão quádruplo” por conter 4 participantes, em 28 de Janeiro de 2011. O líder deveria indicar um homem e uma mulher, e cada participante deveria fazer o mesmo no confessionário. Do resultado, os homens se enfrentariam num paredão duplo, e as mulheres em outro duplo, ocorrendo simultaneamente. Os escolhidos para ir ao paredão pelo líder foram Rodrigo e Maria, e pela casa foram Rodrigão e Michelly. Dos dois paredões haveria duas eliminações, e Rodrigo e Michelly foram eliminados juntos.
Novos participantes
Como regra do paredão quádruplo de 28 de janeiro, dois novos participantes entrariam na casa no lugar dos dois eliminados deste. Adriana e Wesley entraram na casa durante o andamento do programa, em 30 de janeiro de 2011, ocupando o lugar dos dois eliminados no “paredão quádruplo” (Adriana entrou no lugar de Michelly, no Grupo Verde, e Wesley entrou no lugar de Rodrigo, no Grupo Vermelho). Os dois novos participantes receberam imunidade na primeira semana após o paredão que estava sendo formado. A troca dos participantes ganhou o nome de “BBB Entra e Sai”, inspirado no Big Brother Swap, ocorrido em edições estrangeiras do programa.
Casa de vidro
A edição trouxe de volta a Casa de vidro que também recebe o nome de Bolha BBB, que surgiu pela primeira vez na 9ª edição do reality show. A Casa ficou novamente no shopping Via Parque, na zona oeste do Rio de Janeiro, e confinou os cinco primeiros eliminados do programa, Ariadna, Maurício, Rodrigo, Michelly e Igor. O público teve de escolher apenas um dos ex-participantes para voltar para o programa. Maurício foi o eleito e retornou ao jogo.
Sabotador
Outra novidade trazida pela décima primeira edição foi o Sabotador. Escolhido pelo público por meio de votação pela internet, o Sabotador precisava realizar missões dadas pela produção do programa para receber uma recompensa de dez mil reais. As missões estavam relacionadas com ações para prejudicar todo o grupo, como esconder algo. Ele devia concluir a missão sem que fosse descoberto pelos outros participantes. Cada um deles, por sua vez, poderiam ir ao confessionário apenas uma vez no programa para arriscar um palpite de quem seria Sabotador da vez. Caso o palpite estivesse correto o Sabotador perderia seu prêmio. O programa contou com dois sabotadores: Rodrigão e Diogo, nas duas primeiras semanas de programa. Apenas Rodrigão conseguiu concluir sua missão, mas perdeu o prêmio por revelar o segredo em sua eliminação. O Sabotador foi extinto a partir da 3ª semana. Depois, a própria direção do programa atuou como Sabotador, roubando objetos pessoais dos brothers, que não souberam do ocorrido, suspeitando um dos outros.
Quarto do terror
A consequência para os dois brothers mais votados na brincadeira de segunda-feira da sexta semana foi enfrentar o quarto do terror. Diana e Paula foram as escolhidas pela maioria da casa e deveriam ir para o quarto surpresa, chamado à ocasião de “quarto do terror”.Nele, deviam encontrar duas chaves, entre duas mil espalhadas pelo chão, que abririam os dois cadeados existentes no quarto mal-iluminado, isso garantiria a saída das duas, deveriam realizar isso como prazo de dez horas. Caso não conseguissem sair nessas dez horas, o líder da sétima semana teria de indicar uma das duas ao paredão. Se concluíssem a tarefa, ambas as participantes teriam que escolher um dos emparedados. Os sacrifícios viriam um do lado da casa principal (entre Jaqueline, Maria, Rodrigão, Talula e Wesley), e outro do lado B (entre Daniel, Diogo, Janaína e Maurício). Os indicados seriam voluntários ou teriam que ser escolhidos por consenso de todos os brothers do seu grupo. Talula, da casa principal, se ofereceu para ir ao paredão e Janaína, do lado B, fez o mesmo. Diana e Paula completaram a tarefa e abriram os dois cadeados em uma hora e meia, saindo do quarto do terror, e indicando Janaína para o paredão da sétima semana.
- Maria Helena Jurado Melillo, 27 anos, é atriz e modelo, natural de São Bernardo do Campo
- Wesley Schunk Cunha, 24 anos, é médico, natural de Vila Velha, Espírito Santo
- Daniel Barbosa Rolim, 40 anos, é administrador de empresas, natural de Arcoverde, Pernambuco
- Diana Reis Balsini, 29 anos, é produtora e modelo, natural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Rodrigo Gomes Simoni, 22 anos, é modelo, natural de Maringá, Paraná
- Paula Cristina de Souza Leite, 24 anos, é estudante de farmácia, natural de Boa Vista, Roraima
- Jaqueline Faria Louriçal, 27 anos, é dançarina e modelo, natural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Luiz Maurício Bento Joaquim, 27 anos, é músico, natural de Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro
- Talula Pascoli, 29 anos, é modelo, natural de São Paulo, São Paulo
- Janaína dos Santos, 25 anos, é bailarina e professora de dança, natural de Ribeirão Preto, São Paulo
- Diogo Preto, 24 anos, é coreógrafo, natural de Salvador, Bahia
- Adriana Ribeiro Sant’anna, 20 anos, é estudante e modelo, natural de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
- Natália Cristina Pinto de Castro, 27 anos, é analista criminal, natural de Coronel Fabriciano, Minas Gerais
- Lucival Nascimento França, 30 anos, é jornalista, natural de Salvador, Bahia
- Cristiano Zanelato Amado Naya, 33 anos, é engenheiro mecatrônico, natural de São Paulo, São Paulo
- Igor Gramani, 25 anos, é barman e rapper, natural de São Paulo, São Paulo
- Michelly Cristina de Freitas Pereira, 27 anos, é promotora de eventos, natural de São Paulo, São Paulo
- Rodrigo da Silva Carvalho, 26 anos, é modelo e administrador de empresas, natural de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
- Ariadna Thalia da Silva Arantes, transexual nascida Thiago Arantes, 27 anos, é cabeleireira, natural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro